CARREGANDO...

PIS/PASEP: confira valor, calendário, consulta e saque

Advertising

Agora é o momento ideal para quem está recebendo o Benefício PIS se atualizar, pois todas as informações referentes às datas, prazos, pagamentos e valores do PIS de 2023 já foram divulgadas.

É importante ressaltar que, caso você não esteja familiarizado com o funcionamento desse benefício, é necessário compreender que ele consiste essencialmente em um abono salarial oferecido pelas empresas do setor privado.

Advertising

Com essa abordagem, você tem uma quantia que se torna mais significativa ao longo dos meses para efetuar o saque. Contudo, devido à falta de familiaridade ou à perda dos prazos, muitos cidadãos brasileiros acabam não aproveitando esse recurso financeiro disponível.

Sendo assim, a seguir, apresentarei todas as detalhes referentes ao Benefício PIS 2023 e como você pode tirar proveito desse auxílio oferecido pelas empresas.

Como funciona o Benefício PIS/PASEP 2023?

Em dezembro de 2022, foi aprovado o cronograma do PIS para o ano de 2023, estabelecendo que os pagamentos terão início em 15 de fevereiro e previsão de encerramento em 28 de dezembro do mesmo ano.

Adicionalmente, existem atualmente mais de 23 milhões de trabalhadores brasileiros com direito ao Benefício PIS, sendo que a maioria, cerca de 90% desse total, são empregados do setor privado, enquanto os demais 10% pertencem a outras categorias.

Advertising

O pagamento será realizado em 6 lotes, de acordo com a data de nascimento dos beneficiários. É importante ressaltar que as datas de liberação dos lotes de saque permitem que os valores sejam retirados até o prazo final estipulado para o pagamento em 2023.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Antes de tudo, uma vez que tenhamos obtido um conhecimento mais aprofundado acerca do funcionamento desse auxílio, podemos afirmar que o Benefício PIS é destinado aos trabalhadores que atuam no setor privado e preenchem determinados critérios. Acompanhe a seguir.

Para ter direito ao Benefício PIS/PASEP, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido uma remuneração mensal média de, no máximo, dois salários mínimos com registro em carteira no ano-base;
  • Ter realizado contribuição por meio de atividade remunerada para uma pessoa jurídica, durante pelo menos trinta dias no ano-base;
  • Ter seus dados devidamente informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Quem não tem esse direito?

Por outro lado, há indivíduos que possuem dúvidas quanto à elegibilidade para receber o Benefício PIS. Portanto, é importante identificar quem não tem direito a esse benefício:

  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores rurais empregados por pessoas físicas;
  • Funcionários urbanos empregados por pessoas físicas;
  • Empregados por pessoas físicas equiparadas a jurídicas.

Agora que você está ciente de quem possui direito a esse benefício, é essencial compreender como realizar consultas, acessar e obter todos os detalhes necessários.

Valor do Benefício PIS/PASEP 2023

A seguir abordaremos o valor desse benefício para este ano, que geralmente corresponde ao salário mínimo anual. Inicialmente previsto em R$1.320,00, o valor do benefício PIS 2023 foi reduzido para R$1.302,00. É importante lembrar que você só poderá sacar o valor proporcional aos meses trabalhados durante o ano.

Aqui estão os valores do Benefício PIS 2023, de acordo com a quantidade de meses trabalhados e seguindo o salário mínimo estabelecido para 2023:

(Imagem: Google)

Calendário de Pagamento do PIS/PASEP 2023

Acompanhe abaixo o cronograma de pagamentos do Benefício PIS 2023 e o prazo para realizar o saque do valor correspondente. Veja:

(Imagem: Google)

Aqui estão as principais maneiras de verificar o Benefício PIS/PASEP 2023

Após obter informações sobre as datas e prazos, é igualmente crucial compreender como realizar a consulta para verificar o status do seu direito. A seguir, apresento as principais maneiras de fazê-lo:

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)

Como sacar o PIS/PASEP 2023

Por último, há diversas opções disponíveis para você realizar o saque do Benefício PIS, todas elas exigem a presença física, já que será necessário comparecer a determinados postos de atendimento da Caixa. Confira:

  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Terminais de Autoatendimento da Caixa;
  • Loterias conveniadas pela Caixa;
  • Postos de Atendimento Caixa Aqui.

Uma dica importante é sempre ter em mãos o Cartão Cidadão e um documento de identidade com foto, pois o beneficiário deverá fazer o saque pessoalmente, não sendo possível retirar o dinheiro por meio de terceiros.

Rolar para cima