Muitas pessoas desconhecem a possibilidade de obter a carteira de motorista de forma gratuita. Embora nem todos tenham acesso a esse benefício, é uma opção totalmente viável.
O programa CNH Social foi estabelecido em 2011 e recentemente abriu mais 80 mil vagas. Esse programa já beneficiou inúmeras pessoas que não tinham meios financeiros para obter a habilitação.
Portanto, se você deseja tirar sua CNH, mas está sem recursos financeiros, acompanhe este artigo até o final, pois apresentaremos todos os detalhes e requisitos necessários.
Como funciona o programa CNH Social?
Embora seja uma opção gratuita, o processo para obter a CNH é o mesmo para aqueles que realizam o pagamento. Portanto, você precisará seguir todas as etapas do CTB – Código Brasileiro de Trânsito, que incluem:
Realizar exames médicos e psicotécnicos; Participar de aulas e realizar exames teóricos; Participar de aulas e realizar exames práticos.
Ao ser selecionado, você deixará de pagar por itens como:
Exames médicos, incluindo o toxicológico; Taxas do DETRAN relacionadas à CNH, como emissão, possíveis renovações ou mudança de categoria; Custos das aulas teóricas, práticas e taxas para a realização da prova.
Quem pode conseguir a Carteira de motorista gratuita?
Agora que você já compreende o que é a CNH Social e seu funcionamento, verifiquemos se você atende aos requisitos necessários. São eles:
- Estar inscrito no Cadastro Único;
- Possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos;
- A idade varia entre 18 e 50 anos, dependendo do tipo de habilitação;
- Ser alfabetizado;
- Não ter cometido infrações médias, graves e gravíssimas com reincidência nos últimos 12 meses;
- Caso seja jovem estudante, estar matriculado em escola pública;
- Estar desempregado há mais de um ano.
Quais são os estados que tem o programa de CNH gratuita?
Os estados que atualmente integram o programa CNH Social são:
Obs: Se o seu estado não está listado abaixo, por enquanto ele não oferece o programa da CNH Social.
- Acre;
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- Bahia;
- Roraima;
- Pernambuco;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Sul.
- Rio Grande do Norte
- Paraíba;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
Como conseguir a CNH social?
Há duas formas de se inscrever no programa da CNH Social, e vamos detalhar cada uma delas abaixo.
Contudo, é essencial ficar atento, pois não há uma data fixa para a abertura das inscrições.
Portanto, será necessário estar atento ou entrar em contato com o Detran da sua cidade para obter mais informações.
Inscrição no programa pelo Detran
Uma das opções é realizar a inscrição através do Detran do seu estado. Verifique se o seu estado oferece esse tipo de benefício, conforme listado acima.
Se estiver disponível, acesse o site do Detran do seu estado e procure pela opção de inscrição CNH Social. Complete o formulário com os dados solicitados e envie-o. Em seguida, siga as orientações para finalizar o processo.
Após o envio, o Detran analisará as informações e entrará em contato para fornecer esclarecimentos sobre as próximas etapas.
Inscrição através do SEST/SENAT
A inscrição através do SEST/SENAT é bastante semelhante à do Detran.
Em seguida, vá para a seção de CURSOS e localize a opção “CNH Social e Motorista Profissional”. Confirme os dados solicitados no portal e clique para iniciar a inscrição.
Responda todas as perguntas do formulário e não deixe nenhum campo em branco. Após finalizar o cadastro, aguarde que a plataforma entrará em contato com você.
Quais os critérios para ser escolhido?
Após efetuar sua inscrição, os avaliadores do programa irão analisar as inscrições e selecionar com base nos critérios estabelecidos.
Entre os critérios estão:
Menor renda per capita; Conclusão do ensino médio; Cadastro atualizado em programas sociais; Número de pessoas na residência do inscrito.
Além disso, também será considerada a data e horário de realização da inscrição, caso haja empate nos critérios anteriores.
Essa análise adicional ocorre devido à disponibilidade limitada de vagas para o programa, e esses critérios são usados para desempate.
Caso haja alguma dúvida, você pode acompanhar todo o processo através do site do Detran, pois lá será divulgado o resultado.